Insetos noturnos: quais insetos são mais ativos à noite?

Às vezes, os rastejantes mais assustadores saem à noite. Embora seja fácil detectar criaturas como vespas e borboletas durante o dia, existem muitas criaturas noturnas que só saem depois de escurecer.

A maioria desses insetos, como qualquer outro inseto, é inofensiva. Porém, ainda não são bem-vindos dentro de sua casa. A última coisa com que você quer se preocupar à noite, antes de ir para a cama, é que alguma criatura minúscula esteja fazendo uma visita inesperada.

Para ajudá-lo a ficar tranquilo e não ter que ficar com um olho aberto, aqui estão alguns dos principais insetos noturnos e mais importante, o que você pode fazer para controlá-los.

1. Mariposas

A maioria das mariposas é noturna. Esses insetos voadores podem variar em tamanho de muito pequenos a grandes, como a mariposa Esfinge. Algumas das espécies maiores podem ter desenhos intrincados em suas asas, como as borboletas. Para permanecerem ativos e vivos, eles devem se manter em movimento, pois os movimentos musculares regulam o calor do corpo. O principal objetivo de uma mariposa é chegar à idade adulta e acasalar antes de morrer.

Embora as mariposas encontradas sejam geralmente inofensivas, elas são atraídas por luzes brilhantes e podem ser incômodas. Porém, eles são responsáveis ​​por uma boa quantidade de polinização, o que os torna muito importantes para o ecossistema.

inseto noturno mariposa

A melhor maneira de manter essas criaturas fora de sua casa é fazendo manutenção de pragas de rotina em suas portas e janelas de tela e selar todas as entradas em potencial. Desligue as luminárias externas e tenha cuidado ao abrir e fechar portas à noite.

2. Vaga-lumes

Esses minúsculos besouros voadores são uma alegria para o verão. O show de luzes que eles fornecem é o resultado de uma reação química que os torna bioluminescentes. Enquanto os machos voam, as fêmeas se abaixam e emitem seus flashes para que possam encontrar um parceiro.

Essas criaturinhas, também conhecidas como vaga-lumes, se alimentam e polinizam à noite e são totalmente noturnas. Eles são bastante inofensivos – apenas não os coma, pois podem entrar em um processo chamado “sangramento reflexo”, que pode deixar um resíduo venenoso para trás.

vagalume inseto

Muito parecido com as mariposas, esses insetos noturnos tendem a ficar de fora. Acompanhe a manutenção da sua casa, vedando quaisquer rachaduras abertas, telas quebradas e outras aberturas possíveis.

3. Centopeias

Esses insetos podem ser bastante vistos no meio da noite, enquanto correm pelo porão ou pelo chão do banheiro. Esses habitantes escuros têm oito pares de pernas e podem picar com a parte frontal. Eles são rápidos, silenciosos e difíceis de detectar. Na verdade, você só os notará quando estiverem caçando por comida. Eles tendem a se banquetear com várias pragas diferentes e se esconder em áreas escuras e úmidas.

centopeia inseto nortuno

Para manter as centopeias afastadas, observe o nível de umidade em sua casa. Obtenha um desumidificador ou outro dispositivo para controlar a umidade em sua casa.

4. Mosquitos

Pequenos, irritantes e potencialmente mortais, os mosquitos vivem durante a noite. Embora gostem de climas quentes, eles tendem a sair em grupos quando está mais frio. Esses pequenos sugadores de sangue tendem a fazer ninhos em água parada em qualquer lugar que possam encontrá-los.

mosquito

A melhor maneira de combater os mosquitos é usando um repelente com DEET. Além disso, mantenha a pele coberta ao sair de casa. Se você quiser aproveitar o ar livre, considere o uso de ventiladores ou outros dispositivos de vento; os mosquitos não são voadores fortes. Finalmente, certifique-se de limpar qualquer possível água parada de sua propriedade para impedi-los de botar ovos perto de sua casa.

5. Percevejos

Você não precisa esperar até a noite para encontrar percevejos; entretanto, é quando esse parasita está mais ativo. Esses insetos comem na escuridão da noite e não se afastam muito de seu hospedeiro. Percevejos podem se enterrar em cabeceiras, colchões, tábuas do assoalho e paredes. Embora não transmitam doenças, você pode pegar uma infecção secundária por meio de suas picadas.

percevejo

Ao contrário dos outros insetos desta lista, os percevejos podem ser mais difíceis de eliminar. Eles vivem por até um ano e a fêmea pões de 200 a 400 ovos nesse período. Lembre-se de inspecionar quaisquer itens ou roupas que você leve para casa. Se você detectar um inseto, coloque a roupa de cama e as roupas na secadora de roupas em calor alto. Considere entrar em contato com um especialista em controle de pragas para avaliar a infestação.

6. Grilos

Os grilos durante o verão podem ser um som maravilhoso se estiver fora. Embora os grilos possam não ser prejudiciais, eles podem ser irritantes. Eles são barulhentos e tendem a se alimentar de tecido, o que significa que seu armário pode sofrer um forte golpe. Os grilos são atraídos por ambientes leves, quentes e úmidos. Eles se agruparão em qualquer área úmida, como um porão com um cano vazando.

grilo inseto a noite

A melhor maneira de combater essa praga é simplesmente manter as áreas úmidas secas. Conserte qualquer vazamento e vede todas as entradas possíveis para evitar uma sinfonia indesejada.

7. Baratas

As baratas preferem sair à noite. Elas são rápidas, silenciosas e geralmente vêm em grande número. Não só são difíceis de eliminar, mas também podem transportar várias doenças que podem ser muito perigosas para você e sua família.

empresa dedetizacao barata

Eles preferem sair em momentos de pouca ou nenhuma atividade e, infelizmente, você pode precisar da ajuda de um especialista em controle de pragas para se livrar deles para sempre. Lixo entulhado, caixas de gordura ou de esgoto cheias ou entupidas são um verdadeiro criadouro desses insetos. Mantenha sempre seu ambiente limpo.

8. Viúvas Negras

Uma das aranhas mais venenosas, a viúva negra, tem um veneno 15 vezes mais forte que o de uma cascavel. Embora só ataquem quando provocados, elas tendem a se alimentar à noite. Sua presa consiste em moscas, mosquitos, gafanhotos, besouros e muito mais, portanto, eles próprios são especialistas em controle de pragas.

viuva negra

A chave para evitar esses insetos noturnos mortais é simplesmente ter cuidado ao ar livre. Eles vivem em áreas secas e escuras, como garagens, porões ou em mato ou vegetação. Verifique todos os sapatos que possa deixar ao ar livre e esteja atento a quaisquer aranhas que possa ver em sua casa.

Como se proteger contra insetos noturnos

Não há necessidade de temer as coisas que surgem à noite. Se você estiver preparado, não precisa se preocupar. Como sempre, faça a manutenção de rotina em sua casa; selar todas as rachaduras e interromper a infestação ou invasão antes que aconteça. Se você suspeitar que pode ter um problema noturno com insetos, entre em contato com um especialista em controle de pragas e fique tranquilo.